Páginas

domingo, 19 de junho de 2011

Exercícios sobre drogas

1 – Leia o texto e interprete com carinho.
Drogas
As drogas são produtos químicos que se usam no tratamento ou prevenção de doenças ou deficiências dos seres vivos. Os remédios são feitos com drogas. Podem ser administradas por via oral, pela respiração, por meio de injeções. O estudo científico da ação das drogas começou há muitos anos; chama-se Farmacologia. Algumas drogas agem sobre certos órgãos do corpo, outras agem sobre organismos causadores de doenças. A ação de algumas drogas é o resultado de efeitos físicos ou químicos. Esta ação depende da absorção das drogas e sua passagem para a corrente sangüínea. O sangue as transporta para os diferentes tecidos do corpo, onde se produz a reação.
As drogas se obtêm das plantas, dos microrganismos, de outros animais e de produtos químicos naturais ou artificialmente fabricados. A digitalina, droga usada no tratamento da insuficiência cardíaca, é retirada da folha seca da dedaleira. A vacina para a varíola é obtida do vitelo inoculado com o vírus vacínico, ou a partir do cultivo do vírus em ovo embrionado de galinha.
As drogas que se obtêm de processo metabólico dos microrganismos e que são eficientes na destruição de outros organismos, chamam-se antibióticos. Os antibióticos podem classificar-se como de espectro amplo ou espectro estreito. As drogas de espectro amplo são eficazes contra grande número de organismo, como a tetraciclina. A penicilina é uma droga de espectro estreito, já que só atua sobre os agentes causadores de algumas doenças.
A aspirina é uma droga que tem ação geral. As drogas podem ser substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo, são divididas em dois grandes grupos, segundo o critério de legalidade perante a Lei: drogas lícitas e ilícitas. Drogas lícitas são aquelas permitidas por lei; drogas ilícitas são as proibida pela justiça. As drogas ainda se dividem quanto ao seu efeito no organismo humano: drogas depressoras, são as que causam efeitos semelhantes aos da depressão (álcool, morfina , fenobarbital, cola de sapateiro, lança-perfume, tranqüilizante e remédios para dormir); drogas estimulantes, causam o aumento da adrenalina, uma sensação de alerta(cafeína e a adrenalina). As pílulas para dormir são depressoras e uma dose exagerada pode provocar estado de coma.
a-– que são drogas?_______________________________________________
b-– Com se divide as drogas?______________________________________
c- Que são antibióticos?__________________________________________

d-Como são administrados os remédios?____________________________
e-Como é a ação de algumas drogas?______________________________
f-O que é farmacologia?_________________________________________
g-Como se classificam os antibióticos?__________________________
h-De onde se obtém as drogas?___________________________________
I-De acordo com o efeito, como se classificam as drogas?_________________________________________________________________
j- Qual a diferença entre drogas lícitas e ilícitas?__________________________________________________________________
l-Cita os nomes das drogas que você viu nestes dias.______________
__________________________________________________________________
m-Como se faz a vacina contra varíola?__________________________--
2-Relacione.
(1)digitalina ( )pode provocar coma.
( 2)tetraciclina ( )retirada da folha da dedaleira.
(3)penicilina ( )tem ação geral.
(4)aspirina ( )de espectro amplo.
(5)pílulas para dormir ( )de espectro estreito.
3- Complete.
a-As drogas podem ser substâncias____________________ e ________
c-As drogas são transportadas pelo_____________________________

Um comentário:

Unknown disse...

ajudou muito, obrigada, estava a procura para fazer uma revisão...